Aba 1

Postado em 15 de Fevereiro de 2017 às 09h19

Vai viajar de moto?

Dicas (2)

Antes de viajar verifique as condições da sua moto numa oficina de confiança. Prevenir aborrecimentos é sempre melhor do que remediar.

Na MOTOFOLKS você pode fazer uma Revisão para Viagem,  que é uma revisão rápida dos sistemas fundamentais para o funcionamentro da sua motocicleta, visando sua segurança nas estradas. Pneus, rodas, suspensão, direção, freios, elétrica e eletrônica, óleos e fluidos, alimentação de combustível, funcionamento do motor, sensores e atuadores, são alguns ítens examinados para que sua viagem seja realmente segura e prazeirosa.

Ligue e agende a sua Revisão para Viagem : (21) 3199-0800

Ou venha nos fazer uma visista: Rua Fernandes Guimarães 90 , Botafogo , RJ. CEP 22290-000

  • Motofolks -

Porém, se por alguma razão você não puder fazer uma revisão profissional, ao menos examine estes ítens:

Filtro de óleo, óleo e refrigeração

É importante verificar o óleo e o filtro do motor. Eles devem ser trocados sempre que necessário pois além de melhorar a lubrificação das peças internas ajudam na refrigeração e na longevidade do motor. Se a moto tiver sistema de arrefecimento líquido, o reservatório e o radiador devem ser examinados. Liquido de arrefecimento abaixo do nivel mínimo exigido pelo fabricante pode indicar vazamentos ou mal funcionamento do sistema.

Kit de relação ou Eixo Cardã

O conjunto composto pela corrente, pinhão e coroa, que tem a função de levar a força do motor até a roda traseira, deve ser visto com muita atenção. Não podem existir folgas na corrente. Caso exista, ela deverá ser esticada e ajustada ou substituída por outra.

A lubrificação da corrente também deve ser verificada.

As motocicletas com eixo cardã devem ser inspecionadas a fim de identificar nesse sistema a presença de vazamentos, folgas, ruídos e falta de lubrificação.

Nas motos com correia, as condições da cinta devem ser examinadas, e, no caso de folgas, devem ser ajustadas. 

Sistema de freios

O sistema de freios é um dos itens que garantirá a sua segurança na viagem. Fluidos íntregros, sem umidade, e pastilhas em bom estado, são tão importantes como pinças limpas e em perfeito funcionamento. Lembre-se que  ao descer uma serra os freios são muito mais exigidos do que no uso urbano, colocando à prova todo o sistema.

Se o sistema for hidráulico é importante  checar o nível do fluído. Caso a indicação esteja abaixo do nível mínimo, sua moto pode estar com um vazamento ou desgaste excessivo das pastilhas, que deverão ser trocadas.

Pneus e rodas

Confira se a calibragem dos pneus está de acordo com as especificações do manual da moto. Lembre-se que caso você viaje com garupa o pneu traseiro deverá receber pressão maior. Inspecione o pneu para identificar o desgaste e a presença de  objetos presos como pregos, cacos de vidro, etc.

Verifique também as condições da roda, veja se tem empenos ou fissuras. 

Sistema elétrico

A inspeção do sistema elétrico consiste em conferir a carga do gerador e bateria, o motor de arranque, o funcionamento das luzes de sinalização,  da lanterna, do farol e do painel. Qualquer problema nesses itens, por mais simples que pareça ser, deve ser consertado antes da viagem pois podem resultar em multas e, pior, em acidentes graves.

Esses são os principais itens que devem ser verificados antes de pegar a estrada com sua companheira de duas rodas. 

Veja também

5 destinos especiais para viagens de moto no Brasil 16/02/17 Por Policarpo - site:    http://www.rockriders.com.br/index.php/conteudo-completo/passeios-viagens-moto/item/1160-10-destinos-especiais-para-viagens-de-moto-no-brasil Fizemos um resumo da matéria do site Rockriders , com os 5 melhores destinos , na nossa opinião .  O Brasil, como sabemos, é cheio de belezas naturais e locais fantásticos para conhecermos, com......

Voltar para Dicas